Segurados da Previdência Social agora podem consultar benefícios, extratos e serviços de forma online

BC Associados > Notícias > Área Jurídica > Segurados da Previdência Social agora podem consultar benefícios, extratos e serviços de forma online
Previdência

O INSS atualmente vem implementando diversas soluções para agilizar seus processos e o atendimento ao segurado. Com esse intuito, o Instituto Nacional do Seguro Social criou o portal Meu INSS para facilitar o acesso das pessoas às suas informações junto à Previdência Social.

Serviços simples como consulta de benefício do INSS pelo CPF, extrato de pagamento do INSS, resultados de perícia, extrato de empréstimo consignado (crédito privado com desconto em folha para diversos fins como despesas médicas, pagamento de dívidas, cuidados com a saúde, etc.), agendamento e outros, agora são consultados mais rapidamente através de computador, tablet ou celular.

Alguns dos serviços disponibilizados pelo portal são:

  • Consulta de extratos do INSS
  • Agendamento
  • Tempo restante para se aposentar
  • Resultado de perícia médica
  • Consulta de benefício do INSS
  • Dentre outros.

Um dos mais acessados é a consulta do extrato de contribuições do INSS. Através dele, o segurado visualiza o histórico de todas as suas contribuições de trabalho, seja como empregado, individual, empresário, doméstico ou aposentado. Este serviço faz muito sucesso pois, antes, só se conseguia tirar o extrato indo até uma agência física da Previdência Social. Hoje já é possível imprimir em casa através do portal Meu INSS.

 

COMO CONSULTAR SEU EXTRATO DE CONTRIBUIÇÕES

Acesse o Meu INSS e entre com seu usuário e senha (caso ainda não tenha a senha, você deve fazer o cadastro no site do INSS);

Dentro do sistema, clique em “Extrato Previdenciário (CNIS)”;

Clique na aba “Relações Previdenciárias”. Através dela você pode visualizar o relatório completo das suas contribuições. Se quiser imprimir o seu extrato, é só clicar em “Imprimir” no canto inferior direito.

 

ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS

Caso surja alguma dúvida durante o seu acesso no portal “Meu INSS”, entre em contato com a central de atendimento da Previdência Social através do número 135. Podem haver problemas no acesso ao sistema através de alguns navegadores. O recomendado nesses casos é utilizar uma versão atualizada do Google Chrome ou do Mozilla Firefox.

Autor: Diego Fernandes

Fonte: https://jus.com.br/artigos/79080/segurados-da-previdencia-social-agora-podem-consultar-beneficios-extratos-e-servicos-de-forma-online